O governo federal reconheceu nesta quinta – feira (20) através da portaria n° 183 e publicada no Diário Oficial da União, a Situação de Emergência dos municípios de Feira de Santana, Paratinga, Saúde e Utinga .
A estimativa é que mais de 1,6 milhão de pessoas estão sendo afetadas direta e indiretamente pelo desabastecimento de água potável e perdas na agricultura de subsistência, num total de 93 municípios com decretos de Situação de Emergência na Bahia.
O reconhecimento nacional é um resultado positivo do trabalho executado entre as prefeituras e os governos estadual e federal. O reconhecimento ainda não garante a liberação dos recursos federais, uma vez que os municípios precisam apresentar o plano de trabalho para o abastecimento emergencial de água através de carros-pipa, dentre outros recursos.
Os municípios têm até 180 dias para encaminharem este Plano à Defesa Civil Nacional, que irá avaliar e autorizar a liberação dos recursos via Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

0 comentários:
Postar um comentário