A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) vai disponibilizar, sem qualquer custo, a faixa de domínio da Estrada do Feijão (BA-052), num total de 459 quilômetros para que provedores de internet implantem cabos de fibra ótica - aéreo ou subterrâneo – para exploração comercial.
A contrapartida será o fornecimento de serviços de banda larga, inclusive internet e última milha em, no mínimo, 160 pontos de interesse do estado nos municípios, distritos e povoados no entorno da rodovia. Ganha a disputa quem oferecer o maior número de acessos.
Pela proposta da Seinfra, no primeiro ano da concessão, a velocidade mínima fornecida será de 10 Mb/s (dez megabytes por segundo). Ao final do segundo ano, alcançará 50 Mb/s.
O assunto será debatido numa consulta pública, no próximo dia 14 de dezembro. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o edital de concorrência será lançado em janeiro e as obras deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2017.
“Trata-se de um investimento da ordem de 10 milhões a 12 milhões de reais. É um projeto inédito no país e de grande alcance social”, disse o secretário.
A ideia é levar internet de alta velocidade para hospitais, órgãos municipais, delegacias e escolas, contribuindo assim para a inclusão digital, geração de empregos e a melhoria de serviços essenciais. “Isso vai permitir, por exemplo, uma maior oferta de ensino a distância no estado”, destacou Cavalcanti.
Pelo menos 40 municípios serão beneficiados, dentre eles Xique-Xique, Gentio do Ouro, Morro do Chapéu e Ipirá. O secretário informou ainda que o estado negocia com a ANTT a cessão de fibra ótica que passa pelas BRs 324 e 116.

0 comentários:
Postar um comentário