728x90 AdSpace

Últimas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Chapada Diamantina ganha cineclube voltado para o cinema baiano



Os mais importantes e premiados filmes baianos serão exibidos, a partir de fevereiro deste ano, na programação do Cineclube Fruto do Mato, que será realizado em Lençóis, na Chapada Diamantina. A população da cidade e os turistas que visitam a região vão ter a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Edgar Navarro, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato irão acontecer semanalmente, todas as terças-feiras, a partir do dia 7 de fevereiro até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural. Ao todo, serão 26 exibições de filmes de longa, média e curta-metragem. Entre as obras, estão clássicos do cinema baiano como “A Grande Feira”, de Roberto Pires, e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. O cineclube exibe ainda filmes mais recentes realizados na Bahia, como “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, e “Filhos de João, o admirável mundo dos novos baianos”, de Henrique Dantas.

Para a produtora executiva do cineclube, Renata Matos, o objetivo é formar um público interessado em cinema não apenas como objeto de entretenimento e diversão. “Mais do que nunca, precisamos entender o cinema como ferramenta de educação e consciência crítica, por isso, ao final de todas as sessões, teremos debates entre o público e os cineastas convidados”, disse a produtora. Segundo ela, o contato do público com os profissionais do audiovisual busca desfazer a distância entre o fazer artístico e a plateia.

“Existem muitos moradores de Lençóis que nunca tiveram a experiência de ir ao cinema, porque a cidade hoje não possui uma sala de exibição ativa”, afirma o cineasta Juca Badaró, responsável pela curadoria dos filmes que serão exibidos no cineclube. Para ele, a criação do Cineclube Fruto do Mato vai permitir que o cinema chegue tanto para a população local quanto para os turistas que visitam a região. “Cinema é para todos. Vamos estimular os participantes a refletir sobre os filmes e contextualizá-los com a atual situação política e social da Bahia e do Brasil”, disse o cineasta.

O Cineclube Fruto do Mato é um projeto tem o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia, das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado, em parceria com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, sediado na cidade de Lençóis. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS).


A participação do público é gratuita e os interessados em assistir aos filmes podem se dirigir até a sede do Griô, no centro de Lençóis, ou fazer a inscrição pela internet, através da página do cineclube nas redes sociais: /cineclubefrutodomato.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Chapada Diamantina ganha cineclube voltado para o cinema baiano Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton
Scroll to Top